Que o Flamengo vive situação financeira difícil, todo mundo sabe. Ontem (05/08) o clube completou 2 meses de salário atrasados com certa porcentagem de jogadores.
Os atletas da base e profissionais que recebem vencimentos baixos, receberam normalmente seu salário. Aqueles com vencimentos altos, receberam apenas uma quantia que variou entre 20 e 40 mil reais. Esses atrasos salariais deram-se por conta do bloqueio de uma das parcelas do patrocinio da CAIXA que giram em torno de 6 á 8 milhões. Tudo isso se deu por conta de uma divida dos anos 90 com o banco central, o que acabou levando a equipe rubro negra a ser inscrita no Cadin.
Presidente garante liberação de verba em breve.
Inicialmente, a parada da Copa acabou afetando de certo modo as finanças do clube, que não pôde contar com renda de bilheteria, marketing, entre outras coisas. Cogita-se o adiantamento de 18 milhões da cota televisiva de 2016~2018 que trará 170 milhões de reais aos cofres cariocas. Existe uma resistência da Globo quanto a isso por conta de ainda estarmos em 2014 e o momento do Flamengo que faz com que a emissora tenha receio em adiantar a verba para um clube que possa estar em outra divisão no período. Outra barreira para o adiantamento da cota, é uma revisão nos contratos que deve ser feita em breve.
Por fim, com a volta do Brasileirão, e a volta da bilheteria, o Flamengo pode respirar ainda mais. A venda de Hernane que deixará cerca de 7 milhões, a verba de patrocinio que deverá ser liberada, e o empréstimo de 10 milhões junto ao Banco Modal, farão o Flamengo aliviar-se pelo menos até o fim do ano.