Que todos sabem que Nilmar não rendeu em sua carreira aquilo que esperávamos, isso é certo. Pode ser um bom jogador, útil em vários momentos, mas não vale a pena se jogar em uma novela, em um leilão, onde quem pagar mais leva. É um jogador de 30 anos (SIM, ISSO MESMO, 30 ANOS), com grande facilidade em se lesionar.
Tido como uma grande promessa pelo Internacional, onde fez bons jogos, logo foi negociado com o Lyon por cerca de 6 milhões de euros. Começou bem na equipe francesa, fez dois gols em sua estréia, porém não balançou mais as redes pela liga francesa. Na Champions League começou a jogar bem e ajudou sua equipe a chegar nas quartas de final, marcando 4 gols em 9 jogos.
Em 2005 acertou sua volta ao Brasil, onde jogaria pelo Corinthians. Fez uma grande dupla com Carlitos Tévez, que conquistou o Brasileirão do ano. No campeonato do ano seguinte, sofreu uma ruptura no ligamente cruzado anterior em dos joelhos e ficou por 6 meses parado.
O jogador voltou aos gramados e novamente se lesionou, o mais curioso é que foi a mesma lesão, porém no outro joelho.
Em 2007 após batalha na justiça, ele conseguiu sua rescisão por conta de luvas que não foram pagas pela MSI (Parceira do Corinthians e que trouxe Nilmar ao clube). Retornou ao Internacional dessa vez se destacando mais ainda, o que atraiu interesse de clubes europeus.
Após isso, passou por Vilarreal e pelo Al-Rayyan do Qatar.
O jogador assinou pelo Al-Jaish no inicio do ano, mas no dia 31 de julho assinou sua rescisão e está livre para negociar com qualquer time.
Flamengo, Corinthians e Internacional são os possíveis destinos do jogador. De acordo com a imprensa, o jogador pediu 800 mil reais para as 3 equipes que já enviaram suas contrapropostas. A equipe paulista ofereceu 350 mil reais por 4 anos. Segundo a Rádio Tupi, o Flamengo ofereceu cerca de 420 mil para contar com o atleta por 3 anos. A contraproposta do Colorado não foi divulgada.
E que comece essa novela chata..